quinta-feira, 10 de junho de 2010

goodbye, frei heitor pinto.

seis anos. lembro-me perfeitamente do primeiro dia de sétimo ano. nem a um metro e trinta chegava. sentia-me no meio de tantos desconhecidos... mas lá se foram tornando familiares. uns mais próximos que outros, bons amigos, bons colegas. idade da parvoeira. acho que fui ficando cada vez mais parva, criança, tola, irritante, mas no quarto ano isso mudou. mais responsabilidade, muito mais trabalho e estudo, outro tipo de tratamento. deu para crescer. hoje, quando penso na minha pessoa no sétimo ano, apetece-me bater-lhe. gritar com aquela miúda. importava-me com coisas tão fúteis, ligava tanto ao que os outros diziam. mas lá está, aprendemos com a vida. seis anos. neste tempo todo, aprendi a viver. muito lentamente, fui deixando de me importar com certas coisas e passei a fazer o que realmente queria e bem me apetecia. aprendi que as pessoas vão e vêm, e que não tem mal nenhum. são raros os que se mantêm connosco, mas é porque são exactamente esses que devem ficar. deixei de dar importância a birras. aprendi a estudar, a organizar-me, a ter responsabilidade. aprendi a ter tempo para a escola e para a diversão. até aprendi a respeitar o ambiente e a querer agora cuidar dele (por influência de pessoas magníficas e claro, daquilo que fui aprendendo nos livros de química e biologia). seis anos. lá pelo meio, entrei na oficina de teatro. sem mais elogios nem aquelas coisas que todos sabem, ganhei verdadeiros amigos. aqueles que mesmo só estando com eles uma vez por semana, eram o ponto alto desta, sem dúvida alguma. mudou completamente aquilo que poderia ser a minha estadia no liceu. poderia ter sido vazia, mas tive a sorte de fazer arte, espectáculos de valor, com grandes actores e duas encenadoras. recordo tudo isto com uma enorme alegria e com a certeza de que me vou lembrar deles para sempre. seis anos. acabo assim o secundário com dois pensamentos: apesar de todos os altos e baixos, de tanta porcaria feita da minha parte e de outros, somos seres humanos e ninguém é perfeito, tudo serviu para aprender e crescer. é isto que eu quero dizer à minha turma, pessoas de quem eu gosto mesmo muito, agora que as conheço bem e que já estava tão habituada a elas; e sei que agora estou preparada para enfrentar o resto. é engraçado pensar nisto. os anos passam, agora tenho um metro e meio, e de cabecinha estou consideravelmente mais atinada, mas... lembrem-se sempre de mim como a parvinha alegre que passava o tempo a cantar e que fazia um drama por tudo e por nada. seis anos.

e se tudo correr bem, coimbra.

2 comentários:

  1. it's just the begining, my friend :)

    ResponderEliminar
  2. Bem antes de mais: cresceste cerca de 20 centimetros, óptimo xD
    ahah
    eu assisti a essa evolução toda, fui parvinha alegre contigo, liguei a coisas parvas contigo, ri contigo, chorei contigo, cantei contigo, partilhei tudo, MESMO TUDO ahah contigo, enfim cresci contigo. No entanto a mim ainda me falta um ano para concluir, um ano. E sim, já chorei muito por vocês que partem, mas também concordo com o que disseste, a vida é assim, as pessoas vêm e vão e só os dignos de ficar, permanecer, ficam. Se não acontecer connosco...paciência, há sempre a boa recordação que temos uma da outra...
    Farewell my friend, my sister, my everything :')

    ResponderEliminar