sábado, 3 de julho de 2010

pequenas coisas

olha para mim, tão giro, sou português. vou então pôr a minha bandeira na varanda porque sou português e o meu vizinho do lado também já é. sou português de dois em dois anos, mais ou menos na mesma altura. no momento em que um árbitro apita para o final de um jogo qualquer eu vou lá fora e tiro a bandeira, mostrando assim que já não sou português. deixei de o ser porque 20 e tal garotos, um senhor mais velho e uma equipa técnica vieram embora para casa. agora tenho mesmo de mostrar que já não sou português!

é só por isto que não acho piada às bandeiras. só se lembram quando há europeu e mundial, agora que a equipa perdeu tiram-na como uns revoltados que faziam melhor em campo (?). se um estudante é reconhecido lá fora por investigação científica, ninguém põe uma bandeira na varanda. se um filme, uma peça de teatro, um livro ou uma banda portuguesa são reconhecidos lá fora por talento, ninguém põe uma bandeira na varanda.

7 comentários:

  1. É por isto que acho isto tudo do futebol uma hipocrisia. Quando se despediram dos jogadores, até ouvíamos coisas como "Ah! Os nossos navegadores! O orgulho da nação!". Agora que perderam, vês nas notícias que houve quem os fosse insultar ao aeroporto.

    Dêem valor à ARTE! À ciência e ao conhecimento...

    Se eu falar em "Rui Costa", toda a gente associa ao jogador (ou ex-jogador) e nunca ao nosso cientista que já conquistou prémios lá fora, e no qual tenho bastante orgulho.

    Bom post *

    ResponderEliminar
  2. E o mais bonito é que grande parte das bandeiras nem estão bem colocadas ou não têm os tamanhos certos ou outra coisa qualquer que só envergonha.

    ResponderEliminar
  3. É mesmo verdade. Tantos músicos, dançarinos, artistas que triunfam lá por terras londrinas e americanas e que cá são completamente ignorados. E chegamos ao futebol e é milhões de euros que circulam, milhões de espectadores que aderem, quando o que este país precisava era de investimento na cultura e nas artes e não numa bola com 22 ursos atrás dela.

    ResponderEliminar
  4. Não podia estar mais de acordo. aqui só se valoriza o que é de fora e só nos orgulhamos de nós quando toca ao futebol. o resto não importa. e isto das bandeiras é ridiculo. principalmente quando as bandeiras nem estão com os tamanhos correctos, ou estão mal colocadas (como disse o Linguas). É ridiculo.

    ResponderEliminar
  5. Enfim, totalmente de acordo.

    Vera

    ResponderEliminar
  6. Estou completamente de acordo ctg. Mas infelizmente as pessoas que vivem no nosso país são mesmo assim. Só olham para portugal quando este é representado por umas simples pessoas que ganham biliões de dinheiro. E não se lembram que existem imensas pessoas que precisão dele ... Nos os portugueses devíamos apoiar o nosso país não só no futebol. Devíamos, sim apoiar o nosso país na cultura.


    Marília

    ResponderEliminar
  7. Bem verdade Filipa.

    A verdade é que as pessoas só dão importância ao país em situações altamente superficiais e até inúteis, como é o caso.

    Hoje em dia quase ninguém se pode dizer "patriota", nem sequer esse espírito é cultivado hoje em dia como já foi noutros tempos.

    ResponderEliminar