terça-feira, 13 de julho de 2010

fernando antónio nogueira pessoa [1888-sempre]



Aquela senhora tem um piano
Que é agradável mas não é o correr dos rios
Nem o murmúrio que as árvores fazem...

Para que é preciso ter um piano?
O melhor é ter ouvidos
E amar a Natureza.

(...)

Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...

O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo da Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso.

(...)

O que penso eu do mundo?
Sei lá o que penso do mundo!
Se eu adoecesse pensaria nisso.

(...)

O mistério das coisas? Sei lá o que é mistério!
O único mistério é haver quem pense no mistério.

(...)

Mas se Deus é as flores e as árvores
E os montes e sol e o luar,
Então acredito nele,
Então acredito nele a toda a hora.




onde quer quer estejas, és para mim o maior génio da literatura, da poesia, de tudo aquilo que alguém pode exprimir com uma caneta e um papel. tu, o caeiro, o campos, o reis e o soares. todos dentro da tua cabeça. todos diferentes e sublimes. todos em ti.

2 comentários: